
Tipos de bateria
Quando giramos a ignição e a bateria do nosso automóvel não responde…é sempre uma dor de
cabeça e mais alguns euros que temos de gastar para colocar o nosso carro de novo na estrada. E
vemos preços tão diferente nas baterias que muitas vezes nem percebemos o porquê dessas
diferenças. Sem entrar em grandes detalhes, iremos ver como funciona uma bateria, a evolução no
fabrico das mesmas e essencialmente, a diferença entre os vários tipos existentes no mercado.
Baterias convencionais
Porque o chumbo é um metal muito macio, tornou-se necessário fortalecer a placa de chumbo com
antimónio (cerca de 3%). Um benefício por um lado, mas por outro, é o teor de antimónio que provoca
a corrosão, a utilização de água da bateria e da descarga automática (+ / – 1% por dia, dependendo da
temperatura).
Baterias de Baixa Manutenção
Deixando cair o conteúdo de antimónio de 3 para 1% reduziram a corrosão, o uso da água e da auto-
descarga. No entanto estes três elementos ainda estão presentes na bateria.
Bateria Cálcio-Cálcio convencional
Para evitar a corrosão e por consequência a falha precoce da bateria, os fabricantes substituíram o
antimónio das placas pelo elemento Cálcio, em ambas as placas positivas e negativas, mas ainda
usando uma caixa de bateria convencional, coberta com tampas com orifícios de respiro dentro. Esta
bateria vai ser de manutenção praticamente nula, mas como o hidrogénio durante a carga da bateria é
desprendido (electrólise da água), vai portanto escapar através dos buracos nas tampas e irá resultar
em perda de água. Tem um ciclo de vida maior do que uma bateria convencional, mas como o
processo de calcificação das placas é um processo caro, essa dificuldade reflete-se também no preço
ao consumidor final.
Bateria Cálcio Híbrida
Porque uma bateria de cálcio/cálcio é um processo extremamente difícil e caro para desenvolver,
alguns fabricantes procuraram uma alternativa mais barata e que é a utilização de uma placa positiva
convencional e uma placa de cálcio negativo. Também é chamada de bateria livre de manutenção,
mas no entanto, não é uma bateria livre de manutenção verdadeira. Como ainda tem presente
antimônio na placa positiva, existe na verdade um consumo de água e uma corrosão ligeira. Na
evolução, colocam-se placas menores na bateria, aumentando assim o volume de eletrólito. No fundo
é como colocar um depósito de combustível maior no seu carro – você vai mais longe, mas vai ficar
sem combustível ao final de algum tempo.
Bateria Selada Cálcio-Cálcio
Tanto as placas positivas e negativas são de cálcio. A caixa da bateria é hermética e a tampa possui
uma câmara de recombinação que recolhe o hidrogénio da hidrólise da água recombina-lo de volta
para as respectivas células, anulando assim efetivamente o uso da água. Quando o alternador está a
funcionar bem, esta é a bateria indicada para a maioria dos automóveis, quando queremos estar
descansados em relação à bateria. O único contra acontece quando o alternador sobrecarrega a
bateria, podendo danifica-la irreversivelmente.
VRLA – AGM e GEL (Start/Stop)
A sigla VRLA indica que a bateria é selada e possui uma válvula reguladora de escape do gás
acumulado (Valve regulated Lead Acid), diminuindo assim a possibilidade de “over charge” da bateria.
AGM significa que o ácido da bateria é absorvido por um material vítreo, tornando-a estanque e à
prova de derramamentos. Pelas suas características únicas, é normalmente a bateria utilizada pelos
fabricantes de automóveis (e por isso a sua bateria original dura mais tempo do que a substitui depois,
a não ser que opte por uma VRLA AGM) e indicada para substituição nos veículos com a tecnologia
Start&Stop.
A bateria de GEL é indicada apenas em casos muito específicos e tem um valor de custo elevado,
onde o electrólito é substituído por ácido gelificado, o que permite recargas esporádicas e não
continuas (alternador), pode ser montada em qualquer angulo, tem uma excelente capacidade de
arranque e muito boa capacidade em manter as suas características. Se estiver numa situação mais
complicada, do género do todo-o- terreno e precisa de colocar o seu guincho a trabalhar, vai desejar ter
uma bateria destas.
omecanico.pt comercializa baterias de cálcio/cálcio convencionais, baterias seladas de cálcio/cálcio e
baterias AGM para veículos equipados com a tecnologia start&stop. Para motociclos, comercializamos
baterias secas, onde o electrólito é apenas colocado no interior da bateria aquando da sua utilização.
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